segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Tratado de Versalhes

Assinatura do Tratado de Versalhes na Galeria dos
Espelhos. Aos contrário do que muitos pensam es-
se tratado teve a finalidade de saquear a Alemanha
colocá-la no seu devido lugar. Lindo, não.
     1918. Termina a Primeira Guerra Mundial. Agora, era a hora de impor as penalidades por parte dos vencedores aos perdedores, nesse caso a "terrível" Alemanha que acabou sendo praticamente assaltada. Uma dessas penalidades foi o famoso Tratado de Versalhes que definiu a Alemanha como culpada pela guerra e responsável por arcar todas as responsabilidades. Esse tratado de paz (de paz só tinha mesmo o nome, pois serviu mesmo foi para arrancar as riquezas da Alemanha e eliminar o terrível concorrente) foi apenas uma forma de humilhar os alemães.Vale salientar, caro leitor que a Alemanha não foi a única culpada da guerra, mas também teve sua participação na matança e na procura da supremacia europeia, no entanto foi a única resposabilizada pelos danos que trouxeram à humanidade.
     O tratado foi assinado na Galeria dos Espelhos, no dispendioso palácio de Versalhes (daí o nome do tratado), símbolo da monarquia absolutista francesa do século XVIII. Porém, o presidente norte-americano Woodrow Wilson foi contra o tratado, afirmando que de nada valeria impor a paz à Alemanha de uma forma que a sacrificasse. Para ele, isso era apenas mais um motivo para aumentar a tensão na Europa. Por isso, propôs um programa denominado 14 Pontos de Wilson que tinha como ideia principal a tentativa de manter a paz e o equilíbrio na Europa, no entanto só alguns poucos pontos foram acatados.
Caricatura da época que satiriza o Tratado de Versalhes retra-
tando o Kaiser (chefe do governo alemão) saindo do hospital
todo machucado. Pobre da Alemanha, tadinha quem poderia
lhe ajudar? Descarta a hipótese do Chapolin Colorado.
     Segundo o Tratado de Versalhes, a Alemanha teria que devolver toda a região da Alsácia-Lorena, rica em jazidas de ferro e carvão, à França além de perder o controle da região de Sarre, que por sua vez, era rica em carvão. Teve sua força bélica reduzida a quase nada e a perda do controle de todas as suas colônias. E pra terminar, se viu obrigada a pagar uma enorme quantia aos vencedores como pagamento pelos prejuízos da guerra. US$ 33 bilhões para ser mais exato. Pra quê indenização mais gorda?
     Você tem ideia de qual seja o bicho mais ganancioso e sem piedade existente na Terra? Se você pensou no homem, acertou. Por apenas ganância e sede de dinheiro o homem já roubou e ceifou inúmeras vidas. As guerras são uma prova concreta disso. Tem o único objetivo de matar e acabar com um povo. E mesmo com o seu fim trágico, o ponto sempre em questão são os lucros. Como a história é repleta de contradições, não é mesmo?
Não concorda, caro leitor?

Links Úteis à Pesquisa

Um comentário: